A conexão real do nosso corpo acontece quando nos movemos! A atividade física, em qualquer idade, é fundamental para a saúde em todos os seus aspectos.
Considerada um remédio natural com benefícios biopsicossociais, ela deixa o cérebro mais inteligente racionalmente e mais equilibrado emocionalmente, além de promover a autoestima e um envelhecimento saudável. É um investimento em nossa qualidade de vida, presente e futura.
Para manter-se ativo após os 60 anos, a recomendação é de 30 minutos diários, alternando entre exercícios aeróbicos e de força muscular, em atividades moderadas como alongamento, musculação, caminhada, hidroginástica, dança e Pilates. Tudo isso, desde que feito de maneira adequada, respeitando os limites do corpo e seguindo recomendações médicas e de um profissional de Educação Física.
Benefícios da atividade física regular aliada a uma alimentação saudável
Aumenta a produção da proteína BDNF: Importante para a oxigenação do cérebro, criação de neurônios e fortalecimento dos já existentes, além de acelerar o aprendizado e melhorar a memorização.
Produção de neurotransmissores: Serotonina melhora o humor, epinefrina aumenta a atenção e dopamina incrementa a motivação, atuando como um antidepressivo natural.
Aumento dos níveis de energia: Diminui a fadiga e melhora o bem-estar físico e mental.
Fortalecimento muscular e manutenção da densidade óssea: Ajuda a reduzir a osteopenia e a osteoporose.
Aumento do metabolismo: Queima de calorias e redução de peso e gordura corporais.
Melhora do equilíbrio e da coordenação motora: Além de flexibilidade, força, postura e funcionalidade nas atividades diárias.
Melhoria na qualidade do sono: Aumenta a testosterona e a libido.
Redução do risco de câncer: Mudanças no estilo de vida podem prevenir de 30 a 40% dos tipos de câncer.
Aumento do limiar da dor: Diminui a percepção da dor.
Produção de antioxidantes: Retarda o envelhecimento da pele.
Ter um objetivo de valor inestimável, como acompanhar o crescimento dos netos e encontrar uma modalidade prazerosa e adequada à própria condição física, é essencial para manter a motivação e o comprometimento nesse estilo de vida.